Minha Retrospectiva 2020

Neste artigo apresento a vocês a retrospectiva do meu ano de 2020, mas de uma forma diferente, estarei apresentando meus últimos 14 meses e todas as evoluções que tive nesse período. Acompanhe!

Retrospectiva Ilda Neta 2020

Retrospectiva 2020

Hoje dia 30 de dezembro, é comumente um dia que utilizo para realizar minha retrospectiva pessoal, onde posso analisar como foi o meu ano, visualizar se atingi alguns objetivos que havia planejado e no geral, acompanhar minha evolução de um ano para outro.

No dia 25 de dezembro de 2019 escrevi o artigo: O que o meu Eu de agora diria ao meu Eu de 7 anos atrás, artigo esse que acabou sendo o mais visitado do meu blog em 2020, assim, caso não tenha lido, creio que vale a pena!

Ao final do ano de 2019 li a retrospectiva de Erick Wendel e ela foi uma grande motivadora para meu ano de 2020, me senti tão motivada ao lê-la que pensei: ano que vem farei meu máximo para ter uma retrospectiva que inspire outras pessoas, assim como me inspirei na de Erick.

Então esse é o maior objetivo desse artigo, mostrar como foi meu progresso nesse ano tão difícil, e para isso, gostaria de começar minha retrospectiva a partir de outubro de 2019 onde eu ainda era analista de suporte e mostrar como tive que mudar e ser perseverante ao longo desses 14 meses para realizar as mudanças necessárias em minha vida e em minha carreira.

Outubro de 2019

Em outubro de 2019 ainda atuava como analista de suporte, mas já havia começado a realizar meus primeiros códigos a partir de agosto.

Passei o ano de 2019 estudando, principalmente a partir de agosto/19 onde investi em meu primeiro bootcamp de programação e tive meu primeiro contato com React, NodeJS e um pouquinho de React Native.

No dia 26/10 realizei a primeira palestra da minha carreira em um evento de tecnologia, e além de ser tão especial para mim, esse evento era focado em mulheres e grupos LGBTQIA+, e naquele momento pude levar um tema extremamente importante para nossa área, o complexo de inferioridade, e como poderíamos lutar contra ele para conseguirmos dar a volta por cima.

Palestra FEMTEC

Nessa palestra pude contar um pouco da minha trajetória, incluindo os passos que estava realizando para minha mudança de carreira para a área de desenvolvimento, que era um tema recorrente no evento, mulheres que estavam em transição de carreira, ou que estavam tentando pela primeira vez empregos na área de tecnologia.

Palestrantes FEMTEC

E por ser um evento de tecnologia, era extremamente necessário falar sobre Ada Lovelace, a primeira programadora da história, uma mulher totalmente a frente de seu tempo, que revolucionou a forma como olhamos para os algoritmos, mas que poucas vezes ouvimos falar dela.

Deixo abaixo o slide que criei sobre Ada para mostrar as mulheres do evento:

Ada Lovelace

E basicamente essa foi minha maior conquista nesse mês, pois nunca pensei que me tornaria uma palestrante, e que isso seria apenas a ponta de tudo que estaria por vir.

Novembro de 2019

No mês de novembro recebi meu sim para uma vaga de estágio frontend na qual estava realizando um processo seletivo, que foi iniciado no mês de agosto.

Foi um mês que estará comigo para sempre, pois foi a partir de novembro que meu planejamento de me tornar uma programadora finalmente foi realizado, ou seja, a partir desse mês me tornaria uma dev e colocaria em prática tudo que vinha estudando ao longo do ano de 2019 e começaria a descobrir um mundo que ainda era um mar de incertezas e novas descobertas para mim.

Em novembro foi quando comecei a postar no LinkedIn, e minha primeira postagem foi sobre o investimento no meu bootcamp, e o quanto estava empolgada por essa conquista.

Logo após realizei meu primeiro aplicativo mobile, através da curso de Gestão da Tecnologia da Informação que estou cursando, e foi até uma curiosidade legal, porque quando fazia Sistemas de Informação na UFG, acabei me bloqueando quando lidei com o JAVA, e agora o tão temido JAVA voltou a cruzar meu caminho, mas de uma forma que eu não imaginava, e isso era o começo de um amor mobile que começaria a nascer.

É um simples aplicativo que recebe 3 notas de um aluno(a) e exibe a média dessas notas quando clicamos no botão de calcular média. Mas apesar da simplicidade, foi um grande marco no meu mês de novembro.

Dezembro de 2019

Em dezembro de 2019, já atuando como uma dev frontend, conheci muitas pessoas maravilhosas que sempre me auxiliaram com dúvidas e dicas.

Estava também determinada a ter meu próprio blog e poder compartilhar com vocês artigos de minha autoria.

Com isso, realizei o curso de GatsbyJS do Willian Justen e pude assim tirar o sonho do papel, transformando a vontade em realidade.

Após criar meu blog, comecei a publicar artigos, e o primeiro deles foi sobre minha palestra no FEMTEC: https://ildaneta.dev/posts/minha-primeira-palestra-em-um-festival-de-tecnologia-para-mulheres/

Logo após criei meu primeiro artigo técnico, onde ensino um pouco mais sobre os operadores Spread e Rest do Javascript:
https://ildaneta.dev/posts/operadores-spread-e-rest-javascript/

E para fechar o mês de dezembro de 2019, criei meu artigo de conselhos que daria a mim mesma 7 anos atrás:
https://ildaneta.dev/posts/o-que-meu-eu-de-agora-diria-ao-meu-eu-de-7-anos-atrás/

Janeiro de 2020

Em janeiro estava super mergulhada nos estudos do bootcamp e foi quando comecei a postar os desafios que realizava ao longo das etapas no bootcamp, começando assim realmente a ter mais engajamento nas postagens que realizava no LinkedIn.

E essa foi minha maior conquista no início do ano, mostrar que havia uma recém dev disposta a mudar a maneira como utilizamos o LinkedIn e obstinada a criar conteúdos para nossa comunidade tecnológica.

Fevereiro de 2020

No mês de fevereiro realizei minha primeira palestra do ano de 2020, e foi na empresa que estava atuando como desenvolvedora frontend.

Por amar falar sobre educação financeira, achei que seria uma boa oportunidade repassar os poucos conhecimentos que havia aprendido até aquele momento com meus colegas de trabalho, com isso realizei uma talk com o tema: Pensando como um investidor para começar a economizar.

Pensando como um investidor para começar a economizar - Talk Ilda Neta

Foi uma palestra onde pude falar sobre o valor do nosso ativo mais precioso: NOSSO TEMPO. Também pude explicar sobre alguns princípios do investimento, dicas de livros para o conhecimento mais profundo sobre educação financeira, algumas opções para que possamos conseguir mais ativos para investir e sobre a independência financeira.

Eis abaixo alguns slides que utilizei nessa apresentação:

Tempo, o ativo mais caro que possuimos

Como podemos possuir mais?

Principios do investidor

Por fim, comecei a atuar em um projeto para um White Label bancário, onde eu e mais um desenvolvedor frontend cuidaríamos da interface de renda fixa desse projeto, se transformando em uma grande oportunidade em minha carreira e aumentando ainda mais meu amor pela educação através das finanças.

Março de 2020

Em março apesar de terem começado a surgir os primeiros casos de COVID-19 em Salvador, ainda estavam havendo eventos presenciais, e devido a isso, realizamos um encontro presencial com a comunidade PyLadies Salvador, onde fui convidada para falar sobre as possibilidades de carreira em tecnologia.

Encontro PyLadies Salvador

Encontro PyLadies Salvador

Foi um evento dedicado também a mulheres que estavam migrando de área e/ou com interesse em iniciar uma nova carreira em tecnologia.

Em março também seria realizado um evento chamado SEMCOMP UFBA (Semana da computação da Universidade Federal da Bahia), onde fui convidada para palestrar e havia escolhido o tema: Desvendando a carreira frontend, mas devido ao aumento de casos de COVID-19 na Bahia, o evento foi adiado, e mais tarde remarcado para o mês de novembro.

SEMCOMP UFBA

Para fechar o mês de março, criei o artigo sobre Markdown, onde mostrei a importância dessa linguagem de marcação e como nós desenvolvedores(as) podemos utilizá-la para alavancar nossas oportunidades laborais.

Caso deseje ler esse artigo:
https://ildaneta.dev/posts/utilizando-o-markdown-para-alanvacar-as-oportunidades-de-trabalho/

Abril de 2020

Em abril ao realizar uma breve retrospectiva de minha evolução como desenvolvedora até o momento, percebi que poderia estar no nível de desenvolvimento júnior, com isso, comecei a me preparar para outras oportunidades laborais.

Nesse mês também comecei a estudar mais conceitos de React Native e a praticar com a ferramenta, e instantaneamente meu amor por mobile se firmou.

Como era dev frontend com React, vi que meu aproveitamento de conhecimento para React Native seria praticamente 99% reaproveitado, e com essa base poderia me transformar em uma dev mobile, algo que eu nunca imaginaria como carreira, e que me identifiquei quase que imediatamente.

Com isso, realizei o clone do aplicativo Nubank, acrescentei um dark mode e criei um vídeo para mostrar o resultado final para vocês no LinkedIn.

Essa postagem acabou sendo a mais vista e curtida de meu LinkedIn até então, onde atingi um enorme engajamento, gerando 1.458 curtidas, 159 comentários e mais de 60 mil visualizações de meu vídeo.

E foi assim basicamente minha evolução no mês de abril.

Maio de 2020

Nesse mês, meu vídeo com a réplica do Nubank ainda estava rendendo frutos, e foi graças a ele que um funcionário do banco ABC passou a me conhecer, e assim fui convidada para participar do processo seletivo deles.

Fiquei imensamente grata pela oportunidade e lisonjeada ao mesmo tempo, pois já conhecia o Banco ABC de alguns LCA's que eles possuem disponíveis para investir, mas foi apenas no momento da entrevista que percebi que o banco era ainda muito mais do que poderia imaginar.

Recebi a oferta e aceitei, sendo assim, fui a primeira dev remota contratada para o Banco, que estava inovando a forma como contratavam, pois estavam em busca de novos desenvolvedores que não poderiam estar de forma presencial em São Paulo. Além disso, fui a primeira desenvolvedora mobile contratada pelo banco, pois antes, o mobile era desenvolvido apenas em linguagens nativas e por funcionários terceiros, mas o objetivo do banco para 2020 era lançar um super projeto utilizando o React Native como ferramenta.

Está sendo um grande aprendizado para minha carreira e vida pessoal, pois foi a partir dessa oportunidade que percebi que eu amava trabalhar com projetos bancários, pois esse já era o 2º projeto bancário que faria parte.

Por fim, mas não menos importante, fui convidada por Diego Fernandes para ser uma mentora voluntária no novo programa que a rocketseat criava para destacar seus alunos, o Space Squad.

Space Squad Logo

E no fim de maio, fui convidada a contar minha trajetória no podcast Alumni da Rocketseat, e assim surge meu primeiro vídeo no youtube, com Mayk Brito (Alô galera, aqui é Mayk Brito na área rsrs).

E assim termina meu mês de maio, com muitos objetivos alcançados e muitos outros para serem conquistados.

Junho de 2020

Passei o mês de junho estudando e realizando pequenos projetos em React Native, pois no Banco ainda estavam sendo realizadas novas contratações e até o momento não havia sido informada do projeto no qual seria alocada.

E enquanto o projeto não era anunciado, passei esse mês criando algumas documentações para o Banco sobre boas práticas na programação e alguns passo a passo de iniciação de projetos, colocando em prática meus conhecimentos sobre lints, markdown, commits semânticos... e assim se resume o meu mês de junho.

Julho de 2020

Para consolidar meus conhecimentos mobile, e para mostrar a vocês do LinkedIn novas formas de aprendizado e de criação de portfólio, codei a interface de uma aplicação financeira que intitulei o nome de Financial App, utilizando como base uma imagem estática de layout do Dribbble.

Foi uma publicação que gerou o maior engajamento do ano em meu LinkedIn, e que me deixou extremamente contente e realizada, pois pude unir a paixão por investimentos a minha paixão por aplicativos utilizando o React Native.

Além disso, pude mostrar que não é necessário termos um emprego para criar nosso próprio portfólio, mas podemos pegar ideias que já existem, e transformá-las em realidade.

E para encerrar o mês, criei um artigo sobre os commits semânticos, uma importante convenção que nos auxilia a termos mais organização em nossos commits, facilitando principalmente quando necessitamos identificar trechos de códigos que foram commitados com bugs.

Para visualizá-lo:

https://ildaneta.dev/posts/entendo-a-importância-dos-commits-semânticos/

E mais uma vez, esse artigo gerou um enorme engajamento, o que me deixa extremamente contente e feliz, pois pude mostrar novas formas de mantermos a qualidade em nosso código, mesmo que seja através de commits, encerrando assim meu mês de julho.

Agosto de 2020

Em agosto descobri que faria parte do projeto PIX, o novo método de pagamento instantâneo no Brasil.

A partir do PIX, poderíamos realizar transações bancárias que obrigatoriamente deveriam ser liquidadas em até 10 segundos, um grande avanço que tivemos no meio bancário no ano de 2020.

Era um projeto que soava extremamente desafiador, onde tive a oportunidade de aprender muitas coisas novas, como por exemplo a ler documentações disponibilizadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil).

Também foi um mês onde comecei a me aprofundar ainda mais na experiência que proporcionamos aos nossos usuários quando utilizam nossas aplicações, e assim comecei a utilizar a medida relativa REM e enxerguei o valor que ela nos entrega, ao nos auxiliar na construção de interfaces mais responsivas no React Native.

E para consolidar meus conhecimentos, escrevi o artigo: Lidando com responsividade em aplicações móveis utilizando o REM, consolidando assim meus conhecimentos no mês de agosto.

https://ildaneta.dev/posts/lidando-com-responsividade-em-aplicações-móveis-utilizando-o-rem/

Setembro de 2020

Em setembro eu e Marcos Henrique, um dev mirim muito esforçado, dedicado e inteligente, criamos uma super LIVE para darmos dicas para se destacar profissionalmente, utilizando o LinkedIn, Github e Soft skills.

Foi uma LIVE bem descontraída e recheada de dicas, tudo para que vocês pudessem ter ainda mais oportunidades ao se candidatarem para uma vaga, aplicando pequenos conceitos e ensinamentos, que passamos ao longo de toda a live.

E no fim, eu e Marcos tiramos várias dúvidas de quem estava assistindo online.

Dicas para se destacar profissionalmente com Ilda Neta e Marcos Henrique

E para encerrar meu mês de setembro em grande estilo, fui selecionada para palestrar no maior evento de React da América Latina, a React Conf Brasil que seria realizada em novembro de 2020, de forma online e totalmente gratuita, pela primeira vez no evento.

React Conf Brasil 2020 - Ilda Neta

Outubro de 2020

Em outubro foi o mês de aumentar nosso Foco, Prática e Grupo, através da Live que realizei no evento da 3° Next Level Week no Youtube, chamada Até Dois Anos em Dois Meses.

Foi uma super live com Rodrigo Terron e Matheus Tadeu, onde pudemos contar um pouco da nossa trajetória e sobre nossos aprendizados até o momento.

Tivemos nesse dia mais de 1.000 pessoas assistindo a LIVE simultaneamente, uma experiência que não esperava em viver, e que foi muito engrandecedora para minha carreira. Terei essa lembrança guardada comigo para sempre.

Next Level Week - Ate 2 anos em 2 meses

Novembro de 2020

No dia 16 de novembro lançamos o PIX do Banco ABC Brasil, e foi simplesmente um sucesso.

Esse projeto foi a concretização de um enorme esforço realizado em conjunto por diversas áreas do banco, um projeto que estava sendo muito aguardado e valorizado pelo banco em geral.

PIX Banco ABC Brasil

Além do resultado que alcançamos como equipe, desenvolvendo uma aplicação totamente do zero, foi extremamente gratificante termos como resultado final essa entrega visual linda, minimalista e centrada no usuário.

E para encerrar meu mês de novembro da melhor forma possível, realizei minha primeira palestra técnica na React Conf Brasil.

Nesta talk me aprofundei na medida relativa REM e em sua forma de nos auxiliar na construção de layouts ainda mais performáticos e responsivos no React Native.

De todos os objetivos que planejei alcançar durante esse ano de 2020, essa era minha maior prioridade, e consegui depois de muito preparo e dedicação nos estudos.

Para assistir minha talk, basta clicar nesse link.

React Conf Brasil - Ilda Neta

React Conf Brasil - Ilda Neta

Dezembro de 2020

Em dezembro recebi meu primeiro feeback formal no banco, onde eu e meu gestor analisamos toda minha jornada no desenvolvimento mobile, minhas contribuições laborais, e ao fim de nossa conversa, fui informada que meu conhecimento havia crescido, e assim pude conquistar o nível de desenvolvedora mobile Plena.

E para você que chegou até aqui, muito obrigada por ter acompanhado minha evolução nesse ano tão desafiador.

Ano que vem estarei voltando cheia de novos planos, novas postagens, artigos e com muito conteúdo técnico relacionado a desenvolvimento mobile multiplataforma.

O meu intuito com essa grande retrospectiva foi contar um pouco mais dos meus quase 7 anos atuando na área de tecnologia (atuei quase 5 anos como analista de processos e analista de suporte), mostrando como minha evolução foi de forma gradual ao longo desses últimos 14 meses, onde aprendi a programar, virei uma desenvolvedora frontend e acabei migrando para a carreira de desenvolvimento mobile híbrido.

E exatamente nesse ano onde me encontro com 24 anos, consigo olhar como eu estava aos 12 anos, como estou com os 24 e como posso estar aos 36 anos, exatamente daqui a 12 anos.

Pois o ato de realizamos essa autoanálise/autorreflexão, é uma grande oportunidade que temos de observar as decisões que temos tomado para nossa vida, tanto no âmbito financeiro, profissional e pessoal. Porque o quanto antes fizermos essa retrospectiva e enxergarmos onde podemos melhorar, mais chances e oportunidades deixarão de passar desapercebidas em nossa caminhada.

Espero que vocês tenham gostado da primeira retrospectiva que realizo, como uma forma de inspirá-los(as) a seguirem seus sonhos e a realizarem seus planejamentos, pois aquele(a) que planeja, sempre estará se antecipando aos acontecimentos que surgirão ao longo de nossa trajetória.

Desejo a vocês um excelente ano novo e um 2021 cheio de realizações!

Comentários